O Que é Tai Chi Chuan e Para que Serve?
Para Que Serve o Tai Chi Chuan?
O Tai Chi Chuan é uma arte milenar que nasceu na China e que traz consigo todo o conhecimento cultural acumulado pelo povo daquela nação. Além de promover benefícios físicos, tais como: melhora da memória, retardo do envelhecimento, melhora da flexibilidade e da força muscular, entre muitos outros, também promove uma alcalinização sanguínea por meio de exercícios respiratórios.
O Que é Tai Chi Chuan?
O Tai Chi Chuan é uma prática milenar que remonta aos primórdios da civilização chinesa. Pertence a um rol de atividades e/ou terapias que objetivam o cuidado com a saúde. A saber: a Acupuntura, o Qi Gong, a Dieto Terapia Chinesa, o Oráculo, a Massagem, a Fitoterapia.
O Tai Chi Chuan é recomendado pela Organização Mundial da Saúde desde 2002, é classificado como Prática Integrativa e Complementar de acordo com a Portaria GM/MS no 971, de 3 de maio de 2006 do Ministério da Saúde.
Entre as várias definições do Tai Chi Chuan está a Meditação em Movimento, esta descreve muito bem sua atividade, porém fica bem distante da tradução literal da escrita chinesa. Frade em suas aulas costuma usar a palavra INFINITUDE para descrever o significado simbólico do termo Taiji, segundo ele, expressaria melhor do que o termo Universo como habitualmente é traduzido.
O Tai Chi Chuan tornou-se popular no mundo inteiro e é atualmente praticado por milhares de pessoas ao longo do globo. Motivada por esta razão ou não a comunidade científica tem se debruçado sobre os benefícios que tal prática poderia trazer a seus praticantes. Nesse período de alto estresse social, a prática do Tai Chi Chuan torna-se uma atividade super recomendada para esse fim, sendo recomendada inclusive pela Organização Mundial da Saúde. Também está indicada como atividade para cuidados com a saúde, na lei federal de práticas integrativas e complementares.
O Tai Chi Chuan em si só apresenta várias vertentes tais como:
– Tai Chi Chuan esportivo – essa modalidade tem poucos adeptos e consiste numa competição, onde o praticante demonstra publicamente uma sequência coreografada de Tai Chi Chuan e é avaliado pelo nível de performance.
– Tai Chi Chuan profilático – consiste na melhoria da saúde e da qualidade de vida. E tem muitos adeptos. Esse é o mais conhecido e praticado em praças, em todo tipo de local e não exige infraestrutura complexa.
– O Tai Chi Chuan meditativo – consiste no cuidado da espiritualidade individual, estando associado ou não a prática religiosa. Esse também possui bastante adeptos.
– O Tai Chi Chuan marcial – consiste na defesa pessoal. Esse tem muitos interessados e poucos praticantes.
Nós, do Instituto Frade, acreditamos no Tai Chi Chuan integral o qual abrange todos os anteriores e é o que nós ensinamos.
Nosso mestre na qualidade de professor dessa arte ensina todas elas de acordo com o interesse pessoal dos alunos.
E é visando atender o interesse individual da sociedade que venho convidar a juntar-se a nós nessa empreitada.
Agora que você já sabe alguns dos benefícios do Tai Chi Chuan , continue acompanhado essa série de publicações, pois a cada semana iremos explicar alguns pontos do Tai Chi Chuan .
Deixe nos comentários dúvidas, fale-nos o que mais gostaria de saber sobre o Tai Chi Chuan e/ou como ele pode lhe ajudar a ser uma pessoa melhor.
Acesse o link e agende uma aula experimental.